sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nosso Cinema Paradiso

   Ontem fiquei sabendo que o Cinema Belas Artes, ícone cultural paulistano, ia ser fechado. Já havia ouvido algo a respeito no meio de 2010, o cinema seria fechado pois estava sem patrocínio. Ontem, porém, o motivo era outro. Eles haviam conseguido patrocínio, mas o dono do imóvel não queria mais renovar o contrato de aluguel, pois tinha interesse em uma loja no local.
   Imediatamente lembrei de tantos convites que recebi de uma amiga minha, cinéfila de carteirinha, Ju Macari, para que eu fosse com ela em um Noitão, evento que já faz parte do calendário do Belas Artes e da cidade de São Paulo. E eu nunca fui. Na época fazia cursinho, no final da semana sempre estava cansada demais e sem pique pra encarar um programa como esse. No fim das contas ela se mudou, foi fazer faculdade em Florianópolis, e eu acabei não indo no Noitão. Depois outros amigos me chamaram para ir, ficamos de combinar, mas acabou não vingando.
   Eu nunca frequentei muito o Belas Artes, pra dizer a verdade, lembro com precisão de uma única vez que estive lá, fui assistir Harry Potter e a Pedra Filosofal. Sim, pode rir, eu fui ao Belas Artes assistir um filme que poderia assistir em qualquer outro cinema. Mas é exatamente isso o que faz desse cinema tão especial. Exibe filmes que a grande maioria dos cinemas exibe, mas não esquece jamais os clássicos, não esquece o motivo de sua existência. E tudo isso a preços bem menores do que os dos cinemas comuns.
   Não deixem o Belas Artes desaparecer. Como eu já disse, nunca o frequentei muito, mas não esqueço das tardes de sábado que passei no Gemini na minha infância e que agora só podem existir na minha memória, já que o querido cinema foi fechado ano passado. Nessa época de um cinema por shopping, não deixem que o cinema de rua desapareça por completo, como se ninguém se importasse com ele. Não há sala 3D capaz de substituir esses locais simples, mas suficientes para a apreciação do bom cinema, assim como não há efeitos especiais capazes de ofuscar um bom roteiro, o saber contar uma história, não há Avatar capaz de tirar o brilho dos Tempos Modernos de Chaplin. Não há tecnologia que consiga reproduzir o sentimento bom de encontrar-se com os amigos pessoalmente.
   Isso é o Belas Artes, cinema de excelentíssima qualidade, espaço gostoso para encontrar e ser encontrado pelos amigos, pelas lembranças, o nosso Cinema Paradiso paulistano. Não deixemos que ele tenha o mesmo fim.



2 comentários:

  1. Nathi!!!
    Que saudade!!! de simplesmente tudo!!!
    de poder estudar com vc! de ficar falando sem parar de filmes! E de poder ir sempre a este fantastico cinema! Frequentei algumas vezes o Belas Artes! Passei otimos momentos ali!!
    No noitão era possivel ver 3 filmes, de diversas partes do mundo em uma unica noite, pagando o ingresso de praticamente um unico filme, se comparado a outros cinemas!
    Para um filme entrar e ficar em cartaz la basta ser bom e de qualidade!
    Entre as sesões de filmes eram sorteados livros e dvds, tive a portunicde de ganahr o dv do filme "moulin Rouge".
    Uma parte de mim ainda qur acreditar q ainda podemos manter esse cinema aberto!
    E relmente ele é Nosso Cinema Paradiso!! Cinema Paradiso é um dos filmes mais fantasticos de todos os tempo! E sem sombra de duvidas é o filme em que mais chorei em toda a minha vida! Ele mostra oque uma pesoa que realmente ama cienama sente, e sem sombra de dúvidas o Belas Ates é o Nosso Cinema Paradiso!
    Só não quero acreditar que terá o mesmo final!
    Vamos continuar lutndo por ele, campanhas, abaixo assinados!! não custa tentar!!
    Beijoooos Nathi! mtas e mtas saudades!

    ResponderExcluir
  2. Eu também chorei demais com Cinema Paradiso. E choro toda vez que assisto novamente, não tem como não chorar, é lindo!
    Espero que encontremos uma solução pro Belas Artes, nem que seja em outro lugar!
    =)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário atrapalhado!