segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Postado em 31 de Janeiro de 2010



  Primeiro post do ano, praticamente um mês após ele ter se iniciado, mas tudo bem, acontece nas melhores famílias. Começo meu ano bloguístico de uma maneira diferente da habitual aqui: com uma espécie de coluna jornalística, acerca de um evento acontecido aqui em São Paulo, a Campus Party. Me arrisco em um gênero diferente, o qual gosto de escrever, mas nunca achei muitas oportunidades para fazê-lo. Espero que gostem.
  De 25/01 a 31/01 de 2010 ocorreu, aqui em São Paulo, a Campus Party 2010, terceira edição do evento no Brasil que já virou sucesso no mundo. O evento reuniu geeks de todo o país e até de outros países, acampados no Centro de Convenções Imigrantes, para um dos maiores eventos de tecnologia da atualidade. A agenda da Campus Party contemplou diversas áreas do mundo cibernético, com palestras, debates e simulações nas áreas de Blogs, Música, Design, Vídeos, Robótica, Modding(modificação de computadores desde o gabinete do desktop até a capacidade dos computadores), Desenvolvimento, Software Livre e Games. Contou com uma área de exposições aberta ao público com entrada franca e ações como o Batismo Digital.
  Eu estive no evento em dois dias, 26/01, terça-feira, e 29/01, sexta-feira. Em minha primeira visita fui disposta a conhecer o evento, tanto a área Expo quanto a Arena, local onde aconteciam as palestras e onde os campuseiros ficavam conectados com seus computadores, acessando uma internet com velocidade de 10Gbps, aberta apenas aos participantes. Na segunda visita, fui afim de assistir palestras que me interessavam. E foi o dia mais agitado da Campus Party. O dia começou com um debate a respeito de blogs, celebridades e redes sociais, com as presenças de Pedro Neschling, Rosana Herrman, Lele, do blog Te Dou Um Dado? , Bia Granja e MariMoon. Em um momento tietagem mode on tirei uma foto com a MariMoon! O debate foi muito bom, apenas alguns probleminhas com a microfonia da palestra que ocorria ao lado, mas nada que pudesse estragar o dia.
  Após o debate, fui almoçar e andar pela Expo e lá pelas 15:30, entrando novamente na Arena, me deparo com Marina Silva caminhando entre os campuseiros. A senadora participou de uma "Desconferência" no BarCamp, onde falou do poder transformador da inclusão digital e ouvi rumores a respeito de também ter participado do Batismo Digital. Muito simples e democrática, a senadora e possível candidata à presidência da república fez uma passagem bem ao estilo dela na Campus Party: preocupada com o social e com sua participação nesse contexto.
  No mesmo dia, estava confirmada a presença da ministra-chefe da Casa Civil e também possível candidata à presidência da república, Dilma Roussef, com uma coletiva de imprensa marcada para as 18 horas. A ministra chegou ao centro de convenções por volta das 18:30 e circulou um pouco pela Arena, um pouco limitada pela aglomeração de jornalistas que se formou em volta dela. Enquanto isso, já na área reservada para a entrevista coletiva, a ação de um campuseiro chamou a atenção e deu muito o que falar. O campuseiro protestava com seu notebook na mão, exibindo um cartaz virtual, como mostra a foto abaixo:

Tentativas de tirar o campuseiro, ou ao menos seu protesto, do local da coletiva foram vãs, e ele ficou lá, ostentando seu cartaz virtual, até o final da entrevista, quando eu pude tirar a foto acima. No meio da coletiva, outros campuseiros juntaram-se a ele em protesto, um contra a imprensa, que não teria oferecido a mesma cobertura à Marina Silva e outro acusando a ministra de estar fazendo propaganda eleitoral. As fotos seguem abaixo, assim, como as três partes da entrevista da ministra. O crédito das imagens e dos vídeos vai para mim mesma. \o/







Após um dia agitado como esse na Campus Party, trouxe comigo se não a certeza, a esperança bem fundamentada de que a juventude privilegiada desse país, a qual eu também faço parte, não está por dentro apenas das inovações tecnológicas, mas do compromisso e poder que tem nas mãos para fazer desse um país melhor.
  Que 2010 seja repleto de ações transformadoras em todos os lugares.
"O futuro pertence àqueles que acreditam em seus sonhos"
Eleanor Roosevelt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário atrapalhado!